Contato

Fechar Contato Milano

Empresa (obrigatório)

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Celular (obrigatório)

Cidade (obrigatório)
Estado

Assunto

Mensagem


O serviço de atendimento Milano está apto para esclarecer todas e quaisquer dúvidas de maneira assertiva e personalizada.

 

Atendimento: Sumaré – SP

Av. Daniel D’Colle, 188 – Chácaras Reunidas Anhanguera
CEP 13177-440 – Sumaré – SP
Fone: +55 (19) 2102-2500 – Fax: +55 (19) 2102-2510

Central de atendimento: +55 (19) 2102-2500

Publicado: 07/06/2019

Prós e Contras do Fraturamento Hidráulico

O método se tornou polêmico por trazer riscos de contaminação ao solo e à água ao redor do sistema de extração, além de outros perigos ocasionados durante o processo. Entre tantos pontos de vista, saiba alguns benefícios e desvantagens do Fraturamento Hidráulico ou Fracking.

Como funciona

Diferente da perfuração tradicional para extração de gás, o fraturamento hidráulico chega às rochas sedimentares de folhelho no subsolo para explorar locais – praticamente – inatingíveis.

Em até 3,2 quilômetros de profundidade, a tubulação em determinado momento muda para trajetória horizontal e ao se deparar com as rochas, inicia-se a atividade. Assim, uma mistura de água com solventes químicos é despejada via tubulação, causando explosões que fragmentam a rocha.

Após esse processo, são inseridas quantidades de areia para que o buraco não se feche e para evitar que o terreno ceda, sendo por este local que o gás será extraído.

Fonte: Portal eCycle

Últimas Notícias

Neste mês, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma resolução com o intuito de abrir mais o setor de gás, desta forma, os projetos de produção de gás não convencional tendem a serem retomados – como é o caso dos que utilizam o fraturamento.   

Apesar de ser um método bastante utilizado nos Estados Unidos, a entrada consolidada no Brasil ainda enfrenta entraves por conta dos danos que podem ser causados no meio ambiente. Por outro lado, as áreas brasileiras têm grande potencial para explorações de gás em terra, principalmente em regiões que ficam longe do pré-sal como o Nordeste.

Uma forma de minimizar a contaminação ambiental é impondo um limite quanto ao uso da técnica. Outra alternativa, ainda estudada por especialistas, é o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que possam tornar o fracking ambientalmente responsável.

Para isso, a quantidade de resíduos ocasionados pela extração e os riscos de contaminação dos lençóis freáticos são problemas a serem solucionados e evitados ao máximo.

No âmbito econômico, esse processo hidráulico possui um custo consideravelmente mais baixo em relação a outras fontes como as renováveis. E no Brasil, os testes começaram em 2012 no Vale do Parnaíba (MG), Parecis (MT) e Recôncavo (BA), aumentando o ritmo ao longo dos anos em busca de maior competitividade frente aos outros países – realizado com monitoramento da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Qualidade em serviços, manutenções e equipamentos hidráulicos

Seja no Hidrofraturamento ou outros métodos hidráulicos, é essencial que os produtos possuem alta performance e certificações que garantam a eficácia de todo o projeto – com adequação correta às normas nacionais e internacionais, além de prezar e respeitar o meio ambiente.

Saiba mais, entre em contato com nossa equipe.